quinta-feira, 21 de abril de 2016

Projeto E-Twinning: O nosso mundo a nossa casa- 5º Ano


Ao longo deste projeto, os alunos do 5º ano irão elaborar recursos e realizar atividades relacionadas com o cuidado com os Outros e com o Mundo em que vivemos. 

OBJECTIVOS

- Apresentar a escola aos parceiros.
- Identificar situações em que não atendemos às necessidades dos outros.
- Compreender que todos fazemos parte do mesmo Mundo que necessita de ser cuidado e protegido.

PROCESSO DE TRABALHO

Os parceiros irão preparar vídeos de apresentação da escola recorrendo à ferramenta Animoto. De seguida, os alunos apresentam-se utilizando um padlet.
Após a apresentação, serão elaboradas atividades comuns a serem realizadas por todas as escolas. Essas atividades serão fotografadas e as fotos partilhadas no twinspace. No final do ano será realizada uma sessão de videoconferência, com o intuito de realizar um jogo em Kahoot!

RESULTADOS ESPERADOS

Twinspace público
Vídeos de apresentação
Recursos em quadro interativo online (Realtime Board)
Jogo Kahoot!




ESCOLAS COM QUEM VAMOS TRABALHAR:

QR CODE do nosso blog

quarta-feira, 20 de abril de 2016

A "Caminho da Escola" , um documentário a não perder!

 Um documentário encantador e profundamente inspirador. Trata-se da história de quatro crianças que vivem em diferentes partes do mundo, mas que têm todas uma vontade incomensurável de aprender e saber mais, para que possam ter um futuro mais promissor. E estão dispostos a enfrentar quaisquer riscos para alcançarem os seus sonhos.A PERSISTÊNCIA É A PALAVRA-CHAVE







As crianças possuem uma determinação extraordinária.
    • Jackson, 10 anos, Quénia: 15 km em 2h;
    • Samuel, 11 anos, Índia: +1h de cadeira de rodas (4km);
    • Zahira, 12 anos, Marrocos: 22 km em 4h;
    • Carlos, 11 anos, Argentina: 1h30 de cavalo (18km).
    https://www.youtube.com/watch?v=AiiZxkU-Bis - Aqui podes aceder ao filme na totalidade!


    Materiais pedagógicos a abordar :


    Material didatico do documentário a caminho da escola from Sandra Figueiredo

     Aprender significa poder realizar sonhos como “ser médico para curar outras pessoas como eu”, como diz Samuel (Índia), que para chegar à escola necessita da ajuda dos seus dois irmãos para empurrarem a sua cadeira de rodas durante mais de uma hora, por caminhos de terra e de água.. A caminho da escola leva-nos a uma realidade  paralela à nossa, onde em vez de minutos falamos de horas de trajecto, em vez de transportes falamos de pés cansados, joelhos com feridas e roupas sujas. A paisagem não é de cimento como prédios e estradas, mas sim vales e montanhas (Marrocos e Patagónia), ou planícies com elefantes e zebras (Quénia). Estes bravos heróis desafiam a sua própria vida para irem aprender, e mesmo depois de um desafio físico extenuante Carlitos mantém um espírito atento e participativo, Jackson vai orgulhoso pela responsabilidade de ser o dia em que vai hastear a bandeira e Samuel sente-se um privilegiado por poder vir à escola apesar da sua reduzida mobilidade.  Documentário inspirador, que mostra a fibra, a coragem e a persistência destes pequenos grandes seres humanos que se desafiam todos os dias pela paixão da educação.

    Cria construções em Lego no Build com Chrome

    Build with Chrome é uma iniciativa da Google e da Lego que nos permite fazer construções virtuais através do browser Chrome. O conjunto de peças Lego é limitado mas são suficientes para construir muitas coisas. É só uma questão de imaginação.
    Para quem não conhece ou para quem nunca teve a oportunidade de aceder a um conjunto de peças Lego, tem agora uma boa oportunidade de ter uma ideia de como é fixe brincar com as peças de construção da Lego

    https://www.buildwithchrome.com/

    VAMOS LÁ A EXPERIMENTAR MORALITOS?

    Mais pormenores numa aula perto de ti:)

    CONSTRUÇÕES A PÔR EM PRÁTICA:


    • IGREJA
    • JESUS E DISCÍPULOS
    • ARCA DE NOÉ
    • BÍBLIA
    • NOME DA DISCIPLINA ...


    segunda-feira, 18 de abril de 2016

    Francisco deu uma lição ao mundo. SOMOS TODOS MIGRANTES.

     
    Francisco deu uma lição ao mundo, ao receber no avião papal três famílias de refugiados sírios, no total de doze pessoas, para que iniciem vida nova sob a proteção do Vaticano.

    Foi um gesto de solidariedade sem precedentes de parte de um pontífice, que se encarregará destas famílias que perderam tudo .

    "Queridos amigos, quero dizer que vocês não estão sozinhos (...). Não percam a esperança!", declarou o Papa.




     
     
     
     

    JOGO DOS VALORES

    Desenhar os valores


    Proponho-te agora que desenhes os valores. Escolhe um valor e apresenta à turma o teu trabalho que será avaliado.