sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Lenços dos namorados e máscaras de carnaval

Reza a história, que em tempos idos uma jovem citadina se terá apaixonado por um estudante de direito que frequentava a sua casa. Perante o silêncio dele, a jovem decidiu bordar um lenço com os seus sentimentos e foram as mensagens “impressas no lenço” que originaram um namoro e por fim, um casamento feliz.
Lenda ou não, o facto é que originalmente os Lenços de Namorados eram bordados em pano de linho branco pelas raparigas em idade de namoro, que os ofereciam ao amado como uma carta de amor, são produzidos em toda a região do Minho. Eram histórias de paixões singelas contadas com os “dizeres” da época, “cores garridas” e símbolos naif alusivos ao amor, à paz, à alegria ou mesmo tristeza. A sua utilização em público pelo rapaz, denotava aceitação e reciprocidade de sentimentos.






Estamos quase quase no carnaval, a colega Irene de Educação Visual e Tecnológica  e os alunos do vocacional A,do agrupamento de escolas Dr. João Araújo Correia, realizaram estas belas máscaras tendo por base a tradição dos lenços dos namorados, ficou genial, digam lá que não estão bonitinhas???






Verdade ou Consequência

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Correio de amizade

Sopa de letras de S. Valentim

FICHA DE TRABALHO

Gru o maldisposto e os valores universais

Trabalho_ A Vida é Bela

A vida é bela


A Vida é Bela - Cena Final


A Vida é Bela


Uma curta metragem de animação sobre um rapaz viciado em jogos de vídeo ...


A história de um rapaz viciado em jogos de vídeo até que a mãe deixa uma caixa à sua frente tentando-o convencer a ir brincar para a rua...




 

“Nunca desista dos seus sonhos”


O autor incentiva os leitores a nunca baixarem os braços e a lutarem por aquilo em que acreditam. Fala em alguns exemplos de homens reais que mudaram o mundo com a força dos seus sonhos. Não nos podemos esquecer de Jesus, por exemplo, que ainda hoje é uma inspiração para milhões e milhões de pessoas em todo o mundo!!
Com Deus no comando e o apoio das nossas famílias sei que os meus sonhos nunca andam desamparados!!

Augusto Cury / Nunca Desista De Seus Sonhos


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Crescer misericordiosos... um apelo à santidade

Num mundo em que os jovens se declaram cansados, em meio a tantas guerras e violência, o Papa reitera que a misericórdia é o único caminho para vencer o mal. A justiça, escreve ele, é necessária, mas não suficiente, porque “justiça e misericórdia devem caminhar juntas”.
Francisco adverte que a misericórdia não só se recebe, mas se coloca em prática. “Só seremos realmente felizes se entrarmos na lógica divina do dom, do amor gratuito, sem medida”.

“A misericórdia de Jesus tudo perdoa, sempre espera e sempre ama muito”.

“Todos temos na vida quedas, erros, mas se te equivocaste, levanta-te rapidamente e contínua caminhando”.


Crescer Misericordiosos como o Pai - Mensagem do Papa Francisco para o J...

O Papa Francisco desafiou os adolescentes a celebrarem o Jubileu, em Roma, de 23 a 25 de abril. Para os convidar e interpelar para este grande evento, dirigiu-lhes a carta "Crescer Misericordiosos como o Pai". "Não há fronteiras nem distâncias que possam impedir à misericórdia do Pai de nos alcançar", começa por dizer o Papa Francisco. Por isso, é impossível que os adolescentes se sintam de fora da grande festa que é o ano santo.  "Crescer misericordiosos significa aprender a ser corajosos no amor prático e desinteressado, significa tornar-se grande tanto no aspecto físico, como no íntimo de cada um", explica o Sumo Pontífice. Perante as inquietações e mudanças próprias da idade, o fundamental é que permaneçam "firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Aqui está o segredo do nosso caminho! Ele dá-nos a coragem de ir contra a corrente."