quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Profeta JEREMIAS - 4º Ano



                                           
Para alertar o povo de Jerusalém da destruição da sua cidade, Jeremias abandona sua família. Mesmo perseguido e chamado de traidor pelo povo judaico, o profeta não abandona a cidade e testemunha a sua invasão e aprisionamento do povo pelos persas.



                          O vaso e o oleiro  


Deus dizia muitas coisas para o profeta Jeremias. Um dia Deus ordenou que Jeremias fosse até a casa de um oleiro. O oleiro é um homem que trabalha com o barro. A olaria é o lugar onde se fazem telhas e tijolos para se construírem belas casas. Mas podemos fazer muitas outras coisas com o barro: vasos, potes e  panelas .
Jeremias obedeceu a voz de Deus e foi até a casa do oleiro. O oleiro estava a fazer um vaso de barro, mas o vaso partiu-se enquanto ele o fazia. Mas o oleiro pegou no mesmo barro e fez um novo vaso. Foi isso que Jeremias viu. Deus disse para ele que assim como o oleiro podia fazer com o barro um novo vaso, Deus também podia transformar o povo de Israel num novo povo. Deus transforma homens maus em bons homens, se estes se comprometerem a aceitá-lo e deixar que Ele o mude através de Sua palavra.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Profeta ISAÍAS - 4º Ano

                                          
Geralmente considerado como o maior de todos os profetas bíblicos, Isaías terá nascido em Jerusalém por volta do ano 560 a.C., sendo proveniente de uma família nobre e homem de elevado cultura. A sua vocação profética teve início no ano da morte do rei Ozias e prolongou-se pelos reinados dos reis de Judá: Jotam, Acaz e Ezequias. Este foi um período muito conturbado, com ameaças permanentes de invasões dos assírios, babilónios e egípcios.
Isaías é chamado de “servo sofredor” porque assume a missão, mesmo com perseguição, calúnia, incompreensão e abandono dos amigos.



 


Profeta ELIAS alimentado pelos corvos - 4º Ano





UL 2 4º Ano- UM HOMEM CORAJOSO- DEUS COMUNICA COM O SEU POVO - Os profetas


Na Unidade letiva 2 do 4º ano falámos dos livros proféticos. Tempo ainda para uma explicação dos que são os profetas MAIORES e MENORES.
 Profetas eram aqueles que falavam em nome de Deus, dizendo o que era errado e como o povo devia viver para cumprir a Aliança que tinham feito a Deus, eram pessoas que viviam de acordo com os Mandamentos. Eram chamados por Deus para cumprir a missão de defensores da justiça e da fraternidade. Após exploração do texto abaixo,e dos textos do manual dos profetas ELIAS, JEREMIAS e Isaías, foi proposto um trabalho, fazer desenho sobre a história de cada profeta ou conto da história de um dos profetas.