terça-feira, 1 de maio de 2012

Museu do APARTHEID- África do Sul


No museu do Apartheid encontra-se  a história da vida de Nelson Mandela, os  seus ideais e os acontecimentos que marcaram sua vida; quando saiu da prisão e quando ganhou as eleições para presidente da África do Sul. Uma lição de vida para quem visita este espaço único no mundo.







  Nele estão expostos recortes de jornais, fotos e palavras das vítimas.Logo à entrada, o visitante recebe uma etiqueta que o rotula como branco ou não-branco. Ele entrará somente pela porta indicada no cartão. O objetivo é causar um desconforto e transportar o visitante para uma época em que brancos e negros foram separados por lei.
Os negros foram expulsos da cidade de Johannesburg , não tinham direito a voto e a bons empregos. Neste museu encontram-se imagens da época, vídeos e textos com toda a história da luta contra a desigualdade. Nelson Mandela, um dos maiores líderes do movimento contra o racismo, tem lugar especial. Depois de ter passado quase 28 anos na cadeia, saiu de lá e ainda disse que amava os brancos. Recebeu o Prémio Nobel da Paz.
A nova bandeira sul-africana passou a ser usada depois da eleição de Nelson Mandela em 1994. Uma das explicações para o símbolo da bandeira um Y deitado é:  negros e brancos caminhando juntos agora em direção a uma conciliação.

 Visita o link seguinte http://www.apartheidmuseum.org/ e poderás conhecer melhor o museu do Apartheid.

1 comentário:

  1. Excelente postagem!

    Desconhecia a existência deste museu.
    Vou partilhar, pois vem mesmo a propósito para o 7ºano.
    Obrigada!

    Continuação de óptimo trabalho!
    Bom feriado!
    Beijinho
    :)

    ResponderEliminar